Segurança na Internet

Nós sabemos que navegar pela Internet pode trazer muitos benefícios importantes, afinal ela é um instrumento cada vez mais usado na disseminação do conhecimento. Entretanto, também acreditamos que ela deva ser usada com cuidado e atenção, especialmente por crianças e adolescentes.

Por isso, é fundamental que pais e professores entendam e orientem sobre como utilizar essa tecnologia de forma responsável, fazendo com que eles fiquem atentos e possam navegar pela rede com segurança, onde quer que estejam.

Seguem abaixo algumas dicas que podem ajudar bastante nessa tarefa:

1. Mantenha o computador de uso de crianças e adolescentes em áreas comuns e crie uma rotina de acesso, com horários estabelecidos para início e término do uso computador.

2. Se estiver lidando com adolescentes, não tente controlar cada passo deles na Internet, assim eles o verão como um "bisbilhoteiro". Mais uma vez, sugerimos uma conversa aberta sobre como evitar riscos e ter um comportamento correto na “vida virtual”.

3. Explique a importância de nunca informar a senha pessoal para amigos ou conhecidos.

4. No que se refere às redes sociais, não adianta proibir o uso, embora não seja recomendado para menores de 13 anos. O melhor a fazer é conversar sobre o assunto e convencê-los a nunca adicionar estranhos e evitar publicar informações sobre os locais que frequentam.

5. Finalmente, fique atento à “vida virtual” de seus filhos e/ou alunos, pois, desta forma, você contribuirá para a geração de cidadãos responsáveis que naveguem com conhecimento, segurança e ética.

Boa navegação e divirta-se!